Esse tutorial explorará alguns outros recursos do Drupal. No tema padrão da FFLCH, o Menu Principal é onde ficam os links principais do site e nele é possível criar subitens.
Para criar uma página e ao mesmo tempo adicioná-la ao menu Principal (inclusive como um subitem de alguma das opções já existentes), clique em Conteúdo > Adicionar Conteúdo > Página básica.
Em seguida, clique em CONFIGURAÇÕES DO MENU no painel do lado direito e marque a checkbox Disponibilizar um link no menu. Escolha "Navegação Principal" na caixa Item superior e por fim clique em Salvar. Se você deseja que ele seja um subitem de alguma opção já existente, basta selecionar o item desejado.
De volta a página inicial, a setinha de expansão do item (indicando que existem subitens) pode não aparecer. Para que a mesma fique sempre visível em qualquer contexto, siga o caminho Estrutura > Menus > Navegação principal. Selecione Editar menu do respectivo menu. Clique no botão Editar da opção que deseja modificar e, por fim, selecione a checkbox Exibir expandido.
Para tornar a página inicial um pouco dinâmica, na edição de uma página básica, na parte inferior do lado direito, abra as OPÇÕES DE PROMOÇÃO. Selecione Promovido para a página inicial. Para que a página em questão seja sempre a primeira em relação às demais, selecione Destacado no topo da página. Dessa forma, a página inicial do site mudará a medida que novas páginas forem adicionadas e configuradas com pelo menos umas dessas opções.
Entretanto, para configurar a página inicial do site de forma estática, copie a URL alternativa da página desejada. Em seguida, siga o caminho Configurações > Sistema > Configuração básica do site. No campo Página inicial padrão, cole a URL copiada. Por padrão, o campo é preenchido com /node.
Para mudar o nome do site, siga o caminho Configurações > Sistema > Configuração básica do site. Preencha o campo Nome do site com o nome que ficará em destaque conforme o tema do site. No campo Slogan, digite a informação que ficará acima do nome do site também conforme o tema.

Blocos é um recurso usado para destacar e organizar conteúdos do site. Ele é um container que pode ser posicionado em qualquer região do tema do site. Para ver quais são as regiões do tema, clique em Estrutura > Layout de blocos > Demonstrar as regiões de blocos. As regiões são as em destaque em amarelo.
Para criar um novo bloco, siga o caminho: Estrutura > Layout de blocos > Biblioteca de blocos personalizados > Adicionar bloco customizado. O editor é exatamente igual ao editor de novas páginas.
Terminado a edição do bloco, clique em salvar.

Para inseri-lo no site, volte para o Layout de blocos. Essa página mostra todas as seções possíveis de acordo com a demonstração em amarelo da imagem anterior. Escolha a seção e clique em place block conforme a imagem abaixo. Pesquise o nome do bloco que você acabou de criar, clique em inserir bloco e salve.


Blocos isolam partes do site relacionadas com acontecimentos específicos, como simpósios, eventos, palestras, comemorações etc. Uma maneira eficiente de divulgar um evento, por exemplo um Simpósio, de forma isolada é criar uma página básica e definir a URL alternativa, como /simpósio. Depois é só configurar para que os blocos só apareçam dentro do escopo dessa URL. Para isso, siga o caminho Estrutura > Layout de blocos. Clique no botão Configurar do bloco desejado. Na seção Visibilidade, clique em Páginas. Digite a URL do nosso exemplo, /simpósio.
O evento, simpósio, comemoração etc., pode ter subpáginas. Basta criar uma página básica e na URL alternativa especificar da forma que você precisa, no caso do nosso exemplo /simposio/inscricao.
Atenção! Para que os blocos não sumam nas subpáginas, é importante que na aba "páginas", você especifique o endereço. Para não precisar especificar toda vez que uma subpágina for criada, coloque um asterisco. No caso do nosso exemplo, /simposio/*
O * funciona como um coringa para que o bloco apareça em todos os sublinks que você porventura for criando. Por exemplo, estamos editando todas as páginas do evento no endereço "simposio", e o asterisco garante que o bloco aparecerá em todas as páginas futuramente criadas que segue esse endereço.
Em Configurações > Sistema se encontram algumas opções avançadas que estendem as funcionalidades do Drupal. Elas podem mudar conforme a época e as atualizações da STI. Dois exemplos são:
Google Analytics, usado para monitorar as estatísticas do site. É necessário registrar o site no Google Analytics primeiramente e, de posse do código cadastrado, informar o mesmo no campo Web Property ID.
Asset Injector, permite que se crie regras de CSS ou Javascript para o site. Essa opção exige algum conhecimento em código e programação e há que ter o cuidado de não quebrar a identidade visual da FFLCH.

Algumas das funções do Google Analytics. Para maiores detalhes de como usar a ferramenta, preparamos um tutorial em vídeo bem explicado.

Algumas das funções avançadas do Assect Injector: